segunda-feira, 31 de dezembro de 2012
AMIGOS SECRETOS
ETIQUETANDO A ETIQUETA
Etiquetando a etiqueta, é uma forma de usar a liberdade de expressão, quebrar as algemas e colocar os pingos nos iii.
Não fazer porque te ordenam, mas porque através do raciocínio lógico, chegastes a conclusão que esta ação é boa, que vale apena e que não trará contrariedades.
A etiqueta pode ser o uso de boas maneiras, polidez, verniz social, bom tom, dever moral (isto tem cheiro de religião). São Tomaz de Aquino, Platão e Aristóteles viveram bem preocupados com a ética, mas foi na França que ela tomou ares de refinamento, indispensáveis nas classe sociais altas. Foi seguida pelas classes médias, e imitadas por todas as classes. Um refinamento que as vezes tentamos seguir é caímos no ridículo.
A verdade é que etiqueta nos molda á sociedade. Corta algumas inclinações não louváveis. É até pode nos ajudar a viver melhor em sociedade, ás vezes, se utilizada de forma natural sem rebuscamento. Hoje isto está fora de moda.
A DITADURA DO AMIGO SECRETO
A DITADURA DO AMIGO SECRETO
A prática do amigo secreto é um ritual nórdico, onde trocavam presentes ao amanhecer. Tinha como objetivo eternizar um pacto. “ Que voce jamais esqueça dos deuses sobre nós”. Tambem os pagãos usavam está prática como tradição.
Popularizou-se após a recessão econômica de 1929, onde não se tinha dinheiro para presentear a todos, era mais fácil sortear um participante para presentear, e antes de entregar o presente dava algumas dicas sobre as características da pessoa. Quem recebe o presente é o proximo a prresentear..
Até aí tudo bem e nada de significante mudou; a não ser a pressão econômica para se vender cada vez mais, e a imposição dos grupos sociais para que todo mundo participe. E ai daquele que não tiver amor a vida, e ousar dizer que não vai participar porque não gosta e não quer. A pessoa passa ser vista como E.T, ou até como pessoa não bem vinda ao grupo. Como ousa negar o natal?Dez Motivos para não participar do amigo secreto.
O aniversariante é Jesus, que não é materialista e não está interessado em presentes.
Ninguem merece enfrentar uma maratona dificil para se procurar um presente, nas lojas e magazines abarrotados de gente, para alguem que nem conhecemos os hábitos .
As pessoas participantes da brincadeira, quase sempre dificeis de se agradar.Mesmo quando elas dão algumas dicas sobre o que se deseja ganhar , ainda assim não acertamos o tom, a cor, a marca, o tamanho, o fabricante, o gosto etc.
Mesmo quando se estipula o preço do presente, quem recebe sempre acha que o outro investiu um pouco menos, porque parece que o produto não é tão bom.
Corremos o risco de cairmos na boca do povo; como uma pessoa de mal gosto..
Corremos o risco de perder a amizade.
Gastamos dinheiro as vezes além das posses.
Deixamos de comprar algo para nós.
Ainda não agradamos a pessoa.
Devemos respeitar quem quer participar que participe. Quem não quer: não deve ser visto como uma aberração da natureza.
Assinar:
Postagens (Atom)